sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Como fazer exegese no livro de Apocalipse?

O livro mais difícil de interpretar no Novo Testamento é certamente o Apocalipse. Para confirmar isso, basta dizer que existem quatro linhas diferentes de interpretação do mesmo: preterista, historicista, idealista e futurista, e que cada uma dessas escolas tem intérpretes que discordam entre si. Em suma, existem diversas interpretações do Apocalipse coexistindo e o livro continua sendo temido por muitos. Além disso, se por um lado o estudo da escatologia é bastante comum nas igrejas, não é tão comum o estudo exegético sério ou pregações neste livro. Assim, este manual tem como objetivo propor alguns passos que facilitarão a interpretação deste importante livro bíblico. Note que esses passos, em certa medida, são mais lógicos do que cronológicos. Assim, é necessário que você repita alguns desses passos em diferentes estágios de sua interpretação.

Oração – Como acontece em qualquer livro bíblico, também no Apocalipse precisamos da bênção do Espírito Santo de Deus a nos iluminar para que compreendamos o significado do texto bíblico.

Tente suspender temporariamente as suas concepções escatológicas – Sei que o que estou recomendando aqui é impossível de se fazer completamente. Ainda assim, estou recomendando uma atitude de tentar aproximar-se do texto pronto para ouvir o que o texto tem a dizer, mesmo se isso for contrário à sua concepção pré-adquirida.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

The Man Comes Around.

Nada mais oportuno do que postar aqui no Amilenismo.com uma música falando sobre escatologia. Digno de nota é o fato de que o autor, o talentosíssimo Johnny Cash, está hoje na glória com o Senhor Jesus.

Aprecie.


O Homem Está Por Perto.

E ouvi, como era, o som do trovão
Uma das quatro bestas dizendo: "Venha e veja" 
E eu vi 
E contemplei, um cavalo branco

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

6 razões práticas para estudar Escatologia.

David Murray
Harold Camping tem muito a responder por suas opiniões bizarras sobre o fim do mundo. E isso tem aumentado o ceticismo, mesmo entre os cristãos, sobre o valor de estudar escatologia. Deixe-me tentar ganhá-lo de volta oferecendo 6 razões práticas para estudar os ensinos da Bíblia sobre os últimos tempos.

1. Escatologia nos ajuda a ensinar na Igreja.

A Igreja precisa ser ensinada sobre esse assunto, não apenas porque a negligência produz um vácuo perigoso, mas também porque a escatologia é o ponto crucial e a coroa da teologia sistemática. Como Kuyper disse, ela lança luz sobre todas as doutrinas e responde questões que qualquer outro assunto teológico levanta. Louis Berkhof escreveu:
Na teologia [própria] a questão é sobre como Deus é final e perfeitamente glorificado na obra das Suas mãos, e como o conselho de Deus se realiza plenamente; na antropologia, há a questão sobre como a perturbadora influência do pecado é dominada completamente; na cristologia, é a questão sobre como a obra de Cristo é coroada com a vitória perfeita; na soteriologia, há a questão sobre como a obra do Espírito Santo por fim resulta na completa redenção e glorificação do povo de Deus; e na eclesiologia, a questão da apoteose final da igreja. (Teologia Sistemática, p. 661)
2. Escatologia nos ajuda a adorar a Deus.

Adoração deveria ser o fim de toda a teologia, especialmente da escatologia. Quando pensamos na ressurreição, na derrota de Satanás, no julgamento final e perfeito, no novo céu e nova terra, e na união eterna entre Cristo e sua Igreja, nós certamente não podemos deixar de amplificar nossa adoração à Deus. Se nossa escatologia não resulta em uma maior adoração à Deus, ou nós estamos errados ou estamos nos aproximando da verdade no espírito errado.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...