quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BTCast #034 - Plenitude dos Tempos, O Milênio / Parte 3.

Muito bem moçada, estamos na área com mais um episódio da série Plenitude dos Tempos. Cada vez que ela aparece nosso cérebro esquenta, e esse BTCast foi milenar.
Convidamos um professor de escatologia, o Rev. Leandro Lima, para descascar Ap 20 e as teorias sobre o milênio. Para não deixá-lo perdido nós montamos um glossário para ajudar você a entender os termos falados durante o podcast - confira aqui

Links comentados:

Conheça mais o ministério do Rev. Leandro Lima - clique aqui
Charges do Mac - Ironia Milenar
Conheça a EmpresaDois

Siga-nos no twitter:
  
Curta nossa Fan Page www.facebook.com/bibotalk , com 1000 curtidas rola sorteio!
Assine nosso feeds http://feeds.feedburner.com/bibocast.
ARQUIVO ZIPADO, clique aqui - botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link.

DOWNLOAD - para baixar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link -  Arquivo MP3.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

O FUTURO DE ISRAEL NA TEOLOGIA DE PAULO: Uma Interpretação Não-milenar de Romanos 11 / Parte 3.

Importante: O texto a seguir é de autoria de Lee Irons, PhD em Novo Testamento pelo Seminário Teológico Fuller. Também foi pastor da Capela Presbiteriana Ortodoxa Redentor em Van Nuys, Califórnia.

...continuação.

(4) A redefinição de Israel como um tema em Romanos.

A quarta linha de raciocínio é o contexto de Romanos como um todo. Levaria muito mais tempo do que aquele disponível aqui para fazermos isso apropriadamente, mas creio que eu posso mostrar que um dos temas dominantes da epístola aos Romanos é atacar um mau entendimento judaico prevalecente no primeiro século. Esse mau entendimento era que todos os israelitas (isto é, os circuncidados) seriam salvos, exceto talvez aqueles que tivessem caído em apostasia total. Um tratado do Mishná declara:
“Todos os israelitas têm uma porção no mundo vindouro” (Sanhedrin 10:1).
Ele continua para fazer as seguintes exceções: aqueles que negam a ressurreição da morte, aqueles que rejeitam a Torá, ou aqueles que são epicureus (isto é, dados à imoralidade e ao prazer). A polêmica de Paulo contra essa presunção arrogante começa no capítulo 2, onde ele ataca abertamente o favoritismo implícito em tal visão: “Tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego; glória, porém, e honra, e paz a todo aquele que pratica o bem, ao judeu primeiro e também ao grego. Porque não há parcialidade com Deus” (vv. 9-11). Parcialidade pode também ser traduzida como favoritismo. Os judeus criam (falsamente) que eles poderiam viver da forma como lhes agradassem, na segurança carnal de que a circuncisão deles garantiria a salvação no dia final (conquanto que eles não caíssem num dos extremos mencionados no Mishná). Em essência, os judeus estavam esperando que Deus lhes desse uma oportunidade no dia do julgamento, que ele lhes mostrasse parcialidade. Certamente os gentios não poderiam esperar tal misericórdia. Assim, quando Paulo declara que “tribulação e angústia virão sobre a alma de qualquer homem que faz o mal, ao judeu primeiro e também ao grego”, ele está fazendo uma afirmação quase impensável.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

BTCast #033 - Gigantes: John Huss.

Muito bem moçada, mais um BTCast no ar com a série GIGANTES! Nesse episódio discorremos sobre a vida e ministério de John Huss. Descubra como um homem que entrou para o ministério pelos motivos errados acabou sendo um dos grandes pré-reformadores.


PARTICIPE DA NOSSA PROMOÇÃO CURTIR E PENSAR, CLIQUE AQUI.

Siga-nos no twitter:

Curta nossa Fan Page www.facebook.com/bibotalk , com 1000 curtidas rola sorteio! 

ARQUIVO ZIPADO, clique aqui - botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link.

DOWNLOAD - para baixar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link -  Arquivo MP3.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O FUTURO DE ISRAEL NA TEOLOGIA DE PAULO: Uma Interpretação Não-milenar de Romanos 11 / Parte 2.

Importante: O texto a seguir é de autoria de Lee Irons, PhD em Novo Testamento pelo Seminário Teológico Fuller. Também foi pastor da Capela Presbiteriana Ortodoxa Redentor em Van Nuys, Califórnia. 

...continuação.

Deixe-me começar citando-os na New American Standard Bible:
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: ‘O Libertador virá de Sião, e Ele removerá as impiedades de Jacó”.
A questão chave que desejo tratar é o significado de “todo Israel” no versículo 26. Como já tenho declarado, eu defendo que “todo Israel” refere-se não meramente a todos os eleitos da nação de Israel, mas a todos os eleitos, tanto judeus como gentios. Se essa tese estiver correta, creio que teremos uma melhor compreensão tanto da escatologia do apóstolo, como de sua hermenêutica. Mais importante ainda, veremos a natureza radical da definição cristologicamente transformada de Israel. E isso, consequentemente, confirmará que as preocupações de Paulo, mesmo nos vv. 25-26, são presentes e teológicas, e não futuras e proféticas.

Há cinco linhas de raciocínio que suportam minha visão de que “todo Israel” refere-se à igreja.

(1) “Israel” pode ser usado em diferentes sentidos.

É comumente asseverado que a palavra “Israel” deve ter a mesma força e referência que ela tem em todas as onze ocorrências em Romanos 9-11. Por exemplo, Cranfield escreve: 
“Não é possível entender Israel no v. 26 num sentido diferente do qual ele tem no v. 25, especialmente em vista do contraste sustentado entre Israel e os gentios durante todos os versículos 11-32. Que pas Israel aqui não inclui os gentios é virtualmente certo”. [04] 
Mas essa é uma afirmação sem prova. Por que a mesma palavra não pode ser usada com mais de uma nuança? Robertson diz: “O fato de que o termo Israel é usado em dois sentidos diferentes em dois versículos consecutivos... não deveria ser perturbante. Quando Paulo diz em Romanos 9:6 que ‘nem todos os de Israel são Israel’, ele está indubitavelmente usando o termo Israel em duas formas diferentes dentro do escopo de uma única frase” (p. 226 n 9).

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O FUTURO DE ISRAEL NA TEOLOGIA DE PAULO: Uma Interpretação Não-milenar de Romanos 11 / Parte 1.

Importante: O texto a seguir é de autoria de Lee Irons, PhD em Novo Testamento pelo Seminário Teológico Fuller. Também foi pastor da Capela Presbiteriana Ortodoxa Redentor em Van Nuys, Califórnia.

Uma interpretação de Romanos 11 é, certamente, um assunto altamente controverso. Duas das principais posições milenares — pré-milenismo e pós-milenismo — vão a esse texto, entre outros, para encontrar a justificação bíblica para as suas respectivas escatologias. Embora elas difiram com respeito ao tempo e caráter dessa fase gloriosa, externa e terrena do reino de Cristo, tanto a forma pré-milenista de quiliasmo como a pós-milenista concordam que Romanos 11 sustenta a esperança de uma conversão em massa de judeus e gentios durante uma longa era de justiça e paz sobre a terra. Amilenistas, contudo, não esperam tal esperança, nem a encontram em Romanos 11. Eles — e eu devo me incluir entre eles — tomam a visão de que esse texto não promete tal colheita escatológica massiva de judeus e gentios. O. Palmer Robertson, em seu importante ensaio “Is There a Distinctive Future for Ethnic Israel in Romans 11?”, diz: “O olho do homem não pode dizer se esse número é pequeno ou grande. Mas o olho da fé é confiante de que o ‘número completo’ está sendo realizado. Por essa razão, não é necessário nem apropriado apresentar alguma data futura na qual o princípio ‘remanescente’ será substituído por um princípio de ‘plenitude’ novamente introduzido”. [01]

sábado, 4 de agosto de 2012

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

BTCast #032 - Plenitude dos Tempos, O Fenômeno Apocalíptico / Parte 2.

Muito bem moçada, mais um #BTCast no ar fazendo você pensar. Voltamos com a série Plenitude dos Tempos explorando agora o fenômeno apocalíptico. Nesse podcast falamos sobre a diferença entre profecia e apocalíptica e demos uma introdução ao livro de apocalipse. Divirta-se!

Para ouvir o primeiro episódio, clique aqui.

Para entender melhor o nosso bate-papo, confira o nosso glossário - clique aqui.
Posts sobre paralelismo progressivo - clique aqui.

Siga-nos no twitter:

Curta nossa Fan Page www.facebook.com/bibotalk , com 1000 curtidas rola sorteio! 


DOWNLOAD - para baixar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Salvar Destino Como, ou Salvar Link -  Arquivo MP3.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...