Páginas

domingo, 24 de junho de 2012

O Já: Decididamente e Irrevogavelmente Livres, Mas Ainda Não: Finalmente e Perfeitamente Livres.

Importante: O texto a seguir é de autoria de John Piper. Atualmente serve como pastor sênior na Igreja Batista Bethlehem em Minneapolis, Minnesota. Também é conferencista e autor de várias obras.

28 de Agosto de 2001.

O que temos aprendido de Romanos 6 e 7 é que quando confiamos em Cristo como nosso Salvador de Senhor (como nosso Tesouro!), somos unidos a Cristo (Romanos 6:5; 7:4). Nessa união com Cristo morremos (Romanos 6:8; Colossenses 2:20; 3:3) e ressuscitamos novamente (Romanos 6:4; Colossenses 2:12; Efésios 2:6). Portanto, uma decisiva e irrevogável nova criação vem à existência (2 Coríntios 5:17), e uma decisiva e irrevogável libertação aconteceu (Romanos 6:14, 18). Nós passamos da morte para a vida (eterna!). Nosso julgamento decisivo ficou para trás de nós - no Gólgota (João 5:24). Fomos transladados do domínio das trevas para o reino do Filho de Deus (Colossenses 1:13).
Mas nós também aprendemos que nossa libertação do pecado ainda não é final e perfeita. Decisiva e irrevogável, sim! Mas final e perfeita, não! O pecado ainda habita dentro de nós (Romanos 7:17, 20). O mal está presente em nós (Romans 7:21). A “carne” é um problema diário de nossas almas (Romanos 7:25). Ainda não somos perfeitos nem já obtivemos nossa coroa e recompensa (Filipenses 3:12). Somos mentirosos se dissermos que não temos pecado (1 João 1:8, 10).
Como, então, o apóstolo Paulo nos ensina a viver? Ele diria: “Vocês são decididamente e irrevogavelmente novos, de forma que podem caminhar pela vida sem nenhuma luta para se tornarem novos?”. Ou ele diria: “Vocês não são decididamente e irrevogavelmente novos e devem lutar para conseguir esse lugar em Cristo”?. Não, nenhuma das duas opções. Ele diria: “Pela fé, abrace tudo o que Deus é para o seu bem em Cristo e tudo o que você é para a sua glória em Cristo”. Creia nisso. E agora, com essa confiança, lute para tomar a posição do território que Cristo conquistou para você. Lute para se tornar na prática o que você é em Cristo”. Oito ilustrações dessa verdade:

1. Declaração de novidade: Romanos 6:14, “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça”. Ordem para se tornar novo: Romanos 6:12, “Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeçais às suas paixões”.

2. Declaração de novidade: Romanos 6:18, “Uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”. Ordem para se tornar novo: Romanos 6:19, “Oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação”.

3. Declaração de novidade: Romanos 6:6, “Sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem”. Ordem para se tornar novo: Romanos 6:11, “ Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus”.

4. Declaração de novidade: Colossenses 3:9, “Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. Ordem para se tornar novo: Efésios 4:22, “Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano”.

5. Declaração de novidade: Colossenses 3:10, “Vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Ordem para se tornar novo: Efésios 4:24, “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”.

6. Declaração de novidade: Gálatas 3:27, “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes”. Ordem para se tornar novo: Romanos 13:14, “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo”.

7. Declaração de novidade: Gálatas 5:24, “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências”. Ordem para se tornar novo: Romanos 13:14b, “Nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.

8. Declaração de novidade: 1 Coríntios 5:7a, “...como sois, de fato, sem fermento”. Ordem para se tornar novo: 1 Coríntios 5:7b, “Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa”.

Fixado na novidade e lutando para se tornar novo - com você, Pastor John.

Link original: http://www.monergismo.com/textos/escatologia_reformada/ja_ainda_nao_piper.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário