Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

BiboTalk 020 - Incapazes de Crer / Parte 2.

Junte o que sobrou de seus miolos e entenda mais o calvinismo nessa segunda parte do #BTCast 020.
É muito importante ouvir a primeira parte para não ficar perdido na segunda. Clique aqui e baixe!
SEMANA QUE VEM voltamos com mais podcast, só que agora os arminianos terão voz. Receberemos o Paulo Cesar do site arminianismo.com, também em 2 episódios semanais!
 
Para baixar, clique com o botão direito e "Salvar link como" ou "Salvar Como".

Download (MP3 - 57,94Mb)

 

Ps: Para não perder o debate de vista, nem dividí-lo em duas ramificações, peço encarecidamente que você faça os comentários na postagem original ok?

Twitter do Clóvis, @cincosolas
Twitter do Bibo, @bibotalk
Blog do Bibo, bibotalk.com

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Confissão de Augsburgo - Artigo 17.

ARTIGO 17: DA VOLTA DE CRISTO PARA O JUÍZO.

Também se ensina que nosso Senhor Jesus Cristo voltará no último dia para julgar, e que ressuscitará todos os mortos, dará aos crentes e eleitos vida e alegria eternas, porém condenará os homens ímpios e os demônios ao inferno e castigo eterno.

Rejeitam, por isso, os anabatistas, os quais ensinam que os diabos e os homens condenados não sofrerão dor e tormento eternos. [01]

Aqui se rejeitam, outrossim, algumas doutrinas judaicas que também ao presente se manifestam e segundo as quais antes da ressurreição dos mortos um grupo constituído integralmente de santos e piedosos terá um reino terrestre e aniquilará todos os ímpios (grifo meu).

[01] Segundo um relatório da época, os anabatistas da Turíngia ocidental (Melchior Rinck) ensinavam que separado de Deus nada pode ser eterno, razão porque todos os diabos e os homens condenados devem, finalmente, chegar a Deus e ser salvos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

BiboTalk 020 - Incapazes de Crer / Parte 1.

Muito bem moçada, chegou o tão esperado #BTCast sobre Calvinismo e Arminianismo. Serão 4 podcasts tratando dos temas, sendo 2 para cada segmento.
Nesse primeiro programa eu e Bibo recebemos o Clovis do blog Cinco Solas, ninguém melhor pra explicar e defender o Calvinismo. Prepare-se, porque essa sequência SEMANAL de episódios vai estourar seus miolos! 

Download (MP3 - 66.9Mb)


Ps: Para não perder o debate de vista, nem dividí-lo em duas ramificações, peço encarecidamente que você faça os comentários na postagem original ok?

Twitter do Clóvis, @cincosolas
Twitter do Bibo, @bibotalk
Blog do Bibo, bibotalk.com

sábado, 21 de janeiro de 2012

ANIVERSÁRIO DE 3 ANOS.

Graça e paz amigos(as) leitores(as).
 
Em se tratando do estudo das últimas coisas, 2012 é um ano "auspicioso". Muitos, por curiosidade, só estão esperando chegar o dia 21 de dezembro para ver no que vai dar.
Bem, sem deixar o humor de lado, talvez este seja o último ano do Amilenismo.com e que, tragicamente, morrerá em plena infância - ou não!
Mas deixemos o conhecimento do futuro nas mãos Deus para, com alegria, comemorar hoje o terceiro ano de existência desse espaço tão peculiar.

Vida longa e próspera aos amilenistas.


Em Cristo, Mac.


Trabalhando para difundir a escatologia amilenista.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Mt 24 e a interpretação bíblica.

Importante: O texto a seguir é de autoria do Rev. Augustus Nicodemus Lopes, chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor auxiliar da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo. 

Método de Interpretação Bíblica. 

A Bíblia é a Palavra de Deus. Mas, algumas das interpretações derivadas dela não são. Existem muitas seitas, cultos e grupos cristãos que usam a Bíblia declarando que as suas interpretações são as corretas. Muito freqüentemente, no entanto, as interpretações não apenas diferem dramaticamente umas das outras, como são claramente contraditórias. Isto não significa que a Bíblia seja um documento contraditório. Antes, o problema está naqueles que a interpretam e/ou nos métodos que eles usam. 
Como nós somos pecadores, somo incapazes de interpretar perfeitamente a palavra de Deus todo o tempo. O corpo, a mente, a vontade e as emoções são afetadas pelo pecado e tornam a interpretação 100% exata uma impossibilidade. Isto não significa que entender corretamente a palavra de Deus seja impossível. Mas que devemos nos aproximar à Sua palavra com cuidado, humildade e razão. Adicionalmente, nós precisamos o que de melhor nós poderíamos necessitar: a direção do Espírito Santo na interpretação da Palavra de Deus. Além do mais, a Bíblia é inspirada por Deus e dirigida ao Seu povo. O Espírito Santo nos ajuda a compreender o que a Palavra de Deus significa e como aplicá-la em nossas vidas. 
No nível humano, para minimizar os erros que possam advir das nossas interpretações, nós precisamos conhecer métodos básicos de interpretação da Bíblia. Eu irei listar alguns destes princípios na forma de questões e então aplicá-los a uma passagem da Escritura. 
Eu sigo os seguintes princípios como linhas-mestras para examinar uma passagem. Elas não são exaustivas e nem absolutas. 

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Pré-milenismo em julgamento.

Importante: O texto a seguir é de autoria do Rev. Hernandes Dias Lopes, conferencista, escritor e pastor titular da Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória - IPB.

A interpretação de um milênio literal encontra várias dificuldades: 

Primeiro, não encontramos essa idéia de um milênio terrenal após a segunda vinda de Cristo nos evangelhos e nas epístolas paulinas e gerais. 
Segundo, o Novo Testamento ensina uma única volta de Crito, e não duas. 
Terceiro, uma interpretação literal desse número, em um livro de simbolismos, especialmente neste capítulo saturado de símbolos, é um obstáculo considerável. 
Quarto, o milênio fala de Cristo reinando fisicamente aqui neste mundo, enquanto o Seu ensino mostra que o Seu reino é espiritual. 
Quinto, a idéia de um milênio na terra e a posição de preeminência dos judeus, reintroduz aquela distinção entre judeus e gentios já abolida (Cl 3:11; Ef 2:14,19). Só existe uma igreja e uma noiva, formada de judeus e gentios. 
Sexto, a idéia do milênio terrenal ensina que haverá pelo menos duas ressurreições, uma de crentes antes do milênio e outra de ímpios depois do milênio e isto está em oposição ao que o restante da Bíblia ensina (Jo 5:28-29; Jo 6:39,40,44,54; 11:24). 
Sétimo, a idéia do milênio cria a grande dificuldade da convivência do Cristo glorificado com os santos glorificados vivendo com homens ainda na carne (Fp 3:21). 
Oitavo, como conceber a idéia de que as nações estarão sob o reinado de Cristo mil anos e depois elas se rebelam totalmente contra Ele (20:7-9)? 
Nono, a cena descrita por João em Apocalipse 20 de forma alguma ocorre na terra; é uma cena celestial. 
Décimo, todo o ensino do Novo Testamento é que o juízo é universal e segue imediatamente à segunda vinda, mas a crença no milênio terrenal, o juízo acontece mil anos depois da segunda vinda e só para os incrédulos.