Páginas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Avaliando o Pré-milenismo - Parte 2

...continuação.

Importante: O texto a seguir é de autoria de Cornelis P. Venema, Deão e professor de Estudos Doutrinários no Seminário Reformado Mid-America em Dyer, Indiana. É Doutor pelo Seminário Teológico de Princeton e pastor da Igreja Reformada Cristã.

O retorno de Cristo e o arrebatamento.

Nenhuma avaliação do pré-milenismo dispensacionalista pode ignorar seu ensino do retorno de Cristo em duas fases, sendo a primeira comumente conhecida como o arrebatamento. Esta característica é seu aspecto mais amplamente conhecido. Popularizado por best-sellers como A Agonia do Grande Planeta, de Hal Lindsey, o filme O Retorno, e adesivos para carros para avisar os outros que, em caso de arrebatamento, o veículo ficará sem motorista e possivelmente sem passageiros. O dispensacionalismo tem desfrutado de um grande número de seguidores entre cristãos conservadores, especialmente na América do Norte.
A característica que tem predominado no dispensacionalismo é conhecida como arrebatamento pré-tribulacionista. Como observado anteriormente, a versão mais antiga do dispensacionalismo sustentou que a primeira fase do retorno de Cristo, Sua "vinda" ou "parousia", precederia um período de sete anos de tribulação, e que a segunda fase desse retorno, Sua "revelação" ou "aparecimento", introduziria o milênio ou o reino milenar de Cristo sobre a terra. A primeira fase, a vinda de Cristo, é o arrebatamento [01] de 1ª Tessalonicenses 4:17, um evento que representa a vinda de Cristo "para" os Seus santos, em contraste com o Seu retorno posterior (a segunda fase) ou vinda "com" os santos. Embora este ponto de vista tenha sido um pouco modificado no dispensacionalismo mais recente, ele permanece, de longe, o mais popular entre os seus defensores. As linhas conhecidas como mid-tribulacionismo e pós-tribulacionismo, como a terminologia sugere, diferem quanto ao momento do arrebatamento, mas possuem relativamente poucos defensores. [02]

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BiboTalk 006 - Batalha Espiritual.

Tive mais uma vez a oportunidade de bater um papo descontraído com o meu grande amigo Rodrigo de Aquino, popularmente conhecido como Bibo, sobre o atual movimento de batalha espiritual. Entenda qual a postura do cristão nessa guerra, descubra qual música Satanás usa pra te tentar e saiba como marcar território.


Download Alta (52.7Mb)

Ou ouça no player abaixo:

0">

Twitter do Bibo, @bibotalk
Blog do Bibo, bibotalk.com

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Avaliando o Pré-milenismo - Parte 1

Importante: O texto a seguir é de autoria de Cornelis P. Venema, Deão e professor de Estudos Doutrinários no Seminário Reformado Mid-America em Dyer, Indiana. É Doutor pelo Seminário Teológico de Princeton e pastor da Igreja Reformada Cristã.

O problema com o pré-milenismo.

A característica comum de todo o ensino pré-milenista é a alegação de que o retorno de Cristo no final dos tempos terá lugar antes do período conhecido como milênio. Sejam quais forem as diferenças entre o pré-milenismo histórico e o dispensacionalista - e elas são consideráveis - esse ensinamento lhes é comum. Ainda que uma série de argumentos são oferecidos para um retorno pré-milenial de Cristo, duas passagens bíblicas são freqüentemente citadas para suportar o mesmo. Estas são 1ª Coríntios 15:23-26 e Apocalipse 20:1-6. Esta última é a passagem mais importante porque sem o seu ensino alguns pré-milenistas reconhecem que 1ª Coríntios 15:23-26 não poderia, obviamente, sugerir um retorno de Cristo antes do milênio. [01]
Como vamos tratar Apocalipse 20:1-6 em mais detalhes no próximo capítulo, nossa avaliação se restringirá aqui a duas questões. Primeiro, vamos considerar o que pode ser denominado de "analogia geral" das Escrituras sobre o retorno de Cristo no fim dos tempos. Em segundo, iremos avaliar o uso de 1ª Co 15:23-26, mostrando que esta passagem não apóia a posição pré-milenista.