domingo, 22 de junho de 2014

“Uma noite de Escatologia”

Importante: O texto a seguir é de autoria de Mike Pohlman, diretor executivo do The Gospel Coalition. Um antigo plantador de igrejas e pastor sênior na Pacific Nothwest Church, Pohlman é um doutorando em história da igreja americana no The Southern Theological Seminary, em Louisville, KY.

Em 27 de setembro de 2009, John Piper, Sam Storms, Jim Hamilton, e Doug Wilson passaram algumas horas sentados em uma mesa, em frente a uma multidão de 800 pessoas, falando do fim dos tempos. Aqui está uma parte do pano de fundo escrito por Piper explicando o evento:
Como moderador, eu tentei ver que cada ponto de vista foi devidamente representado e defendido. A minha opinião é representada por Jim Hamilton – pré-milenismo histórico. Eu acho que o amilenismo é o próximo ponto de vista mais plausível. O pós-milenismo tem uma longa e respeitável história. Na verdade, o mais influente teólogo em minha vida, Jonathan Edwards, foi um pós-milenista. De fato, a maioria dos primeiros missionários do moderno movimento missionário, como William Carey, partilhava da mesma opinião, bem como a forte convicção de que o evangelho triunfaria em todo o mundo e subjugaria poderosamente todas as outras religiões, sem a necessidade de poder bélico.
Biblicamente há coisas interessantes sobre cada um desses pontos de vista, e nenhum deles, em sua melhor representação, suporta certos rótulos como sugerem alguns de seus defensores que debilitam o precioso evangelho de Cristo. Pelo contrário, cada um deles tem pontos fortes que especificamente honram partes da Bíblia que os outros parecem honrar menos.
O pós-milenismo parece honrar o poder do evangelho e as promessas do Antigo Testamento do triunfo do povo de Deus sobre todas as nações. O amilenismo parece honrar os avisos de desolação do fim dos tempos, bem como a uniformidade entre a vinda de Cristo e a imediata destruição da morte, a eliminação dos inimigos da cruz, e o início dos novos céus e nova terra. O pré-milenismo parece honrar o significado mais simples de Apocalipse 20 e o aparente significado literal de muitas promessas do Antigo Testamento.
Todos estes pontos são defendidos por professores que calorosamente abraçam a inspiração, autoridade e inerrância da Bíblia. Isto é verdadeiro para os participantes dessa messa redonda. Ficamos contentes por acolher este evento, com a intenção de mostrar que além das diferenças de interpretação (que foram defendidas vigorosamente na discussão), há um laço profundo no evangelho.
Você pode ouvir o debate aqui ou assisti-lo abaixo. E se você não receber nada mais que a oração de abertura de John Piper, ainda sim você será grandemente edificado.


[Atualizado - 22/06/2014]

Eis que uma boa alma traduziu o vídeo. Meus agradecimentos a Escola Teológica Charles Spurgeon.



Texto traduzido por MAC. 

6 comentários:

  1. Sim, provavelmente por isso e

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  2. Irmão,

    Não consigo ouvir em portugues, como faço?

    Obrigado e no aguardo,

    breno-mac@hotmail.com
    breno.almeida@bromberg.ind.br

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  3. Graça e paz Breno.

    A legenda do vídeo ainda não está disponível.

    Abraço.

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  4. Por essas e outras é que eu quero aprender inglês!

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  5. Graça e paz irmão, venho aqui agradecer por este site que tem me ajudado bastante na difícil tarefa de estudar Escatologia hoje em dia, no meio da onda gigantesca do Pré-Tribulacionismo e Midi-Tribulacionismo dominante..
    Outra coisa, o vídeo agora está indisponível.

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    Respostas
    1. E eu agradeço a sua consideração Caio, que bom que o blog tém cumprido seu papel :)

      Abraço.

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